Sábado, 19 de Abril de 2025
32°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Internacional Guerra comercial

China reage e eleva impostos sobre produtos dos EUA para 125%

Medida é resposta ao presidente Donald Trump

11/04/2025 às 08h40
Por: Redação Fonte: Agência Brail/Reuters
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

A China aumentou, nesta sexta-feira (11), suas tarifas sobre as importações dos Estados Unidos (EUA) para 125%. A medida é uma resposta à decisão do presidente norteamericano, Donald Trump, de elevar os impostos sobre produtos chineses para 145%, intensificando as apostas em uma guerra comercial que ameaça afetar as cadeias de suprimentos globais.

O aumento ocorre depois que a Casa Branca manteve a pressão sobre a segunda maior economia do mundo e segunda maior fornecedora de produtos importados aos EUA, aplicando aumento adicional, após suspender a maioria das tarifas "recíprocas" impostas a dezenas de outros países.

As ações globais caíam, o dólar tinha queda e a venda de títulos do governo dos EUA acelerou nesta sexta-feira, reacendendo os temores de fragilidade no maior mercado de títulos do mundo. O ouro, um porto seguro para os investidores em tempos de crise, atingiu máximas recordes de alta.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, tentou acalmar os céticos ao afirmar, em reunião de gabinete nessa quinta-feira (11), que mais de 75 países querem iniciar negociações comerciais. O próprio Trump expressou a expectativa de um acordo com a China, a segunda maior economia do mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários