Sábado, 26 de Abril de 2025
29°

Tempo nublado

Maceió, AL

Política Turismo

Brasil volta a exigir nesta quinta (10) visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

O decreto foi editado pelo presidente Lula em 2023 e entra em vigor apenas agora

10/04/2025 às 10h10
Por: Redação Fonte: CBN
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O governo brasileiro passa a exigir a partir desta quinta-feira (10) os vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que queiram embarcar para o Brasil. O decreto foi editado pelo presidente Lula em 2023 e entra em vigor nesta semana.

Antes, americanos, australianos e canadenses eram dispensados de ter visto para entrar no país. Isso por causa de um decreto assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019. Assim que assumiu a presidência, Lula voltou a exigir o documento, mas a nova regra só passa a valer agora.

De acordo com o Itamaraty, ainda há uma negociação em curso para acordos de isenção de vistos de forma recíproca. Nas redes sociais, o ministro do Turismo, Celso Sabino, disse recentemente que:

'Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil'.

Em 2024, o Brasil recebeu 728.537 turistas dos Estados Unidos, 96.540 do Canadá, e 52.888 da Austrália. Os dados são da Embratur.

Como funcionará a emissão a partir de agora?

O Ministério do Turismo informa que, a partir de agora, os viajantes que chegarem até o Brasil da forma que for podem solicitar o visto de forma online através do site eVisa. A taxa é de US$ 80,90, cerca de R$ 480.

É preciso preencher um formulário de solicitação e anexar os documentos que serão pedidos. A pasta determina que isso seja feito de forma antecipada. A estadia máxima é de 90 dias.

A documentário é emitida totalmente online, sem a necessidade de ir até um consulado, em até 24 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários