Hoje trago uma dúvida frequente: as frutas secas são uma boa opção para a dieta?
As frutas secas passam por um processo de desidratação e com isso perdem a água, tornando-se menores e de validade prolongada em comparação à fruta natural. Se são boas condições, a resposta depende do seu objetivo. Apesar das frutas secas serem saudáveis, pelo fato de serem menores, a tendência a que se queira comer mais e é aí que mora o perigo.
Se seu objetivo é emagrecimento, pode consumir com cautela e é uma boa opção de lanche prático que não estraga com facilidade nem precisa de refrigeração e ainda mata a vontade de doce. Ganhar peso, as frutas secas podem ser uma ótima aliada, pois, em um punhado de uva passa, por exemplo, você consegue uma boa quantidade de calorias.
Mas atenção, a variação calórica entre uma fruta in natura e uma fruta desidratada é muito pequena. Diabéticos estejam atentos, o índice glicêmico da fruta desidratada é maior, então evite consumir ou procure orientação profissional. Consulte um nutricionista para incluir frutas secas na sua rotina alimentar de acordo com o seu objetivo.