Sábado, 26 de Abril de 2025
32°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Entretenimento Teatro

“Cabaret: Diana conta Mário” une literatura a arte burlesca, homenageando Mário de Andrade

Espetáculo inédito será no dia 26 de março

21/03/2025 às 12h00
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Matheus Ribeiro
Foto: Matheus Ribeiro

O espetáculo “Cabaret: Diana conta Mário”, estrelado pela multiartista alagoana Silvie Leal, estreia em Maceió no próximo dia 26 de março - os ingressos já estão disponíveis. A apresentação acontece no Teatro Homerinho, localizado na Rua Sá e Albuquerque, no bairro histórico de Jaraguá.

O “Cabaret: Diana conta Mário” tem direção do carioca Marco Chavarri (DFenix), e une, no show inédito em Maceió, a música e a literatura ao burlesco. A arte burlesca consiste no trabalho musical, dramático e performático que tem intuito de hilariar caricaturando com ousadia o espírito de obras compreendidas como sérias.

Revisitando os contos eróticos do grande escritor Mário de Andrade, Silvie propõe uma performance irreverente a partir de trechos selecionados da obra "Mário de Andrade - Seleta Erótica", compilada por Eliane Robert Moraes. A mescla de linguagens artísticas e a troca direta com a plateia reflete a catarse do sentir, prometendo muitas reflexões e risos.

O projeto surgiu a partir do trabalho colaborativo entre Silvie Leal e Marco Chavarri, ao realizarem a “Oficina de Burlesco” em 2023. A atividade despertou o desejo de fomentar a arte burlesca pouco explorada em Alagoas e perpetuar o protagonismo de artistas e fazedores de cultura LGBTQIAPN+ no teatro.

O diretor e a multiartista encontram nos contos eróticos de Mário de Andrade a possibilidade de conversação entre a performance burlesca e a temática do homoerotismo. As obras de Mário têm caráter revolucionário e além da inegável qualidade literária, a sonoridade dos textos deram margem à Silvie para estruturar com ousadia e erotismo a dança, a música e as entonações vocais do espetáculo.

“O processo criativo do ‘Cabaret: Diana conta Mário’ foi lindo, intenso, divertido e difícil, um trabalho de desconstrução e aprendizado para a arte e, sobretudo, para a vida. Realmente é um privilégio ser conduzida por um grande artista da cena burlesca nacional [Marco Chavarri], uma referência pra mim”, contou Silvie Leal sobre o projeto.

“Cabaret: Diana Conta Mário” é realizado e patrocinado pela Lei Complementar nº 195, Lei Paulo Gustavo, através do edital da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de Maceió e pelo Ministério da Cultura (Governo Federal), com produção e apoio da Dagô Produções.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários