O lipedema é uma doença vascular crônica que acomete principalmente mulheres. Ele se caracteriza pelo acúmulo desproporcional de gordura no glúteo, pernas e, em alguns casos, também nos braços. As áreas do corpo afetadas podem apresentar edema, dor e sensibilidade ao toque. O lipedema não tem cura, mas o tratamento busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença.
Hoje trago para você dicas de como a alimentação pode ser sua aliada no tratamento e melhora da qualidade de vida de quem sofre com essa doença. Siga uma dieta balanceada e mantenha uma boa composição corporal. Essa medida é importante para aliviar o desconforto do lipedema e também minimizar o peso nas articulações.
O ideal é que a dieta tenha característica anti-inflamatória. Troque os temperos industrializados por temperos naturais e também retire o saleiro da mesa. Essas medidas ajudam a reduzir o consumo de sódio e promove a redução da retenção de líquidos. Evite alimentos açucarados e processados. Eles pioram a inflamação e intensificam os sintomas desconfortáveis do lipedema.
Hidrate-se corretamente. A boa hidratação ajuda na circulação sanguínea e reduz a retenção de líquidos, aliviando os sintomas do lipedema. Inclua na sua rotina alimentos antioxidantes como frutas vermelhas, limão, verduras e legumes em geral, pois ajudam a reduzir o estresse oxidativo. E também alimentos fontes de ômega 3, como sardinha, salmão e sementes em geral, que têm propriedades anti-inflamatórias.