Nesta quarta-feira (19), o programa CBN Maceió, apresentado por Elias Ferreira, recebeu a visita do professor e pesquisador, doutor em biologia animal e integrante do Laboratório de Ecologia e Conservação no Antropoceno da Ufal, Robson Guimarães. Ele falou sobre a ameaça aos corais que o famoso “Banho de Lua” vem causando.
O “Banho de Lua” é um passeio noturno que acontece nas piscinas naturais de Maceió e vem ganhando notoriedade entre o público alagoano.
No entanto, a popularidade desta atividade tem preocupado especialistas pôr colocar em risco a vida marinha.
“Ao invés da gente tentar melhorar a situação, a gente está adicionando novos impactos [...], antes você explorava basicamente de dia, agora você explora de média e de noite, então o recife passa a ter pressão durante grande parte do seu dia”, explicou Guimarães em entrevista à CBN Maceió.
A extinção dessa barreira, afeta muito toda a biodiversidade do planeta, além de afetar a economia local como a pesca artesanal e o turismo.
“Imagina se você perde toda essa beleza, que a gente tem? Com ela vai junto todo o recurso vinculado ao turismo. E mais, o que é que os recifes fazem pra gente? Por que que não tem essas ondas batendo aqui em cima, na praia? Porque você tem um cordão recifal atrás que ajuda a reduzir a força das ondas”, afirmou.
ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Confira esta e outras entrevistas completas no canal do YouTube da CBN Maceió. Clique no link na bio e tenha a nossa programação sempre à mão, seguindo a CBN Maceió nas redes sociais.
O programa CBN Maceió vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, na 104,5 FM. Sintonize e fique por dentro dos principais destaques do dia na rádio que toca notícia
*Estagiária em supervisão