Quarta, 19 de Março de 2025
25°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Geral Economia

Maceió: entidades sindicais rejeitam contraproposta da prefeitura para 4% de reajuste para 2025

Sindicatos aguardam nova reunião com a Mesa de Negociação da Prefeitura de Maceió

11/03/2025 às 07h01 Atualizada em 11/03/2025 às 07h24
Por: Redação Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Sindspref
Foto: Sindspref

As entidades sindicais que representam os servidores públicos municipais de Maceió rejeitaram a contraproposta de 4% para o reajuste salarial do ano de 2025. A oferta da Prefeitura Municipal foi feita durante uma reunião da Mesa de Negociação, com a secretária municipal de Gestão, Mary Anne de Souza, nesta segunda-feira (10), na Secretaria Municipal de Gestão, no Centro.

Durante uma Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió, realizada no dia 28 de janeiro, a categoria decidiu pleitear um reajuste salarial de 8%. Esse percentual foi sugerido após um cálculo feito pelas lideranças sindicais, que utilizou como referência o modelo adotado pelo Governo Federal, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC-A) e o Produto Interno Bruto (PIB) como indicadores primários para a atualização salarial.

O presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes, explica que a proposta foi rejeitada por todas as lideranças presentes, pois não atende minimamente aos anseios da categoria. “Além de ter sido metade do percentual solicitado pelos trabalhadores, o Município ofereceu pagar o reajuste em duas parcelas: 2% em abril e 2% em outubro deste ano. Por isso, por unanimidade, nenhum sindicato presente aceitou”, explicou.

Os 8% de reajuste salarial solicitado pelo Movimento são compatíveis com as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e respeitam os limites de despesa com pessoal. O presidente do Sindspref, Sidney Lopes, destaca a necessidade de o Município valorizar a carreira, recompor os salários e oferecer ganhos reais na remuneração dos servidores. “É fundamental que os servidores públicos municipais de Maceió recebam um reajuste salarial justo, que reconheça a dedicação e o empenho diário desses profissionais na construção de uma cidade melhor para todos”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, quando o prefeito valoriza o salário dos funcionários públicos ele está investindo na qualidade dos serviços prestados à população. “Ter uma política de valorização salarial com ganhos reais anualmente é garantir desenvolvimento social e econômico, além de refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, falou. 

Os dirigentes sindicais solicitaram que a secretária municipal de Gestão solicitasse uma nova proposta por parte do secretário municipal de Finanças, João Felipe, e do prefeito JHC. 

Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió

Sindspref - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana de Alagoas @sindspref 

Sindsaúde Maceió - Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió @sindsaude_mcz_oficial 

Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas @sindacsalagoas 

Sindas- AL - Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas 

Sindatran-AL - Sindicato dos Agentes de Trânsito de Alagoas @sindatran.alagoas 

Sintcomarhp - Sindicato dos Trabalhadores da Companhia Municipal de Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió  

Sindguarda-AL -Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários