Durante o carnaval, a operação Lei Seca registrou uma redução de 25,76% nos casos de alcoolemia, em Alagoas, em comparação com o ano anterior. Também teve um queda de 20,52% na recusa em realizar o teste do bafômetro.
Em 2025, foram realizadas mais ações e testes de alcoolemia. No total foram feitos 1.558 testes neste ano, contra 830 em 2024, um aumento de 87,71%. Com esse aumento de testes, também houve um número maior de infrações relacionadas ao consumo de álcool.
Porém, ao comparar com os dados do ano passado, essas infrações reduziram. Além disso, as ações do Detran resultaram em uma redução de 49,76% nas infrações administrativas. Esses números indicam que, apesar da intensificação na fiscalização, houve uma diminuição nas infrações mais graves.
"A diminuição das situações de alcoolemia e de recusas ao teste é reflexo do aumento da responsabilidade dos condutores alagoanos. Nosso objetivo é garantir um trânsito mais seguro.”, disse Sérgio Oliveira, chefe de Planejamento e Fiscalização do Detran Alagoas.
A Operação Lei Seca no Carnaval teve início nas prévias carnavalescas, em 21 de fevereiro, e foi encerrada na Quarta-feira de Cinzas, 5 de março. As ações ocorreram em todas as regiões do estado, com atenção especial aos locais de maior concentração de festejos carnavalescos, para garantir um trânsito mais seguro para todos.