O corpo de Luiz Dantas, ex-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, foi velado na tarde desta quinta-feira (6) no cemitério Campo Santo Parque das Flores, em Maceió. Autoridades do estado comparecerem para dar o último adeus ao ex-deputado, cujo sepultamento está marcado para às 19h30.
Luiz, que é pai do governador Paulo Dantas, estava internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde lutava contra um câncer de faringe. Ele faleceu aos 75 anos de idade.
Estiveram presentes no velório, o vice-governador Ronaldo Lessa, o ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho, secretários de estado, deputados estaduais e federais, vereadores, entre outros.
À CBN Maceió, o vice-governador destacou o trabalho de Luiz Dantas para Alagoas. “Um homem que teve sempre atuando, trouxe pra política o seu filho, que hoje é o governador. A minha relação mais próxima a ele, foi quando eu era governador e ele deputado federal. Então a gente precisou muito, apesar de partidos diferentes, a posição republicana dele, e de homem público, em defesa. Os interesses de Alagoas foram sempre mantidos”, afirmou Ronaldo Lessa.
Teotônio Vilela Filho também falou da trajetória política de Luiz Dantas. "Um batalhador pelo sertão. Eu fui colega do Luiz Dantas no Congresso Nacional. Ele deputado federal, eu senador. Mas convivíamos juntos porque tínhamos em comum um trabalho em favor do sertão Nejo, a revitalização do Rio São Francisco, a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas. E o Luiz Dantas com aquele jeito tranquilo, calmo, mas ao mesmo tempo tinha uma firmeza imensa, uma defesa das competições que se lastreavam na vida do sertanejo para que fosse mais digno, mais tranquila, que ele pudesse sonhar melhor", exaltou.
Natural de Batalha (AL), Luiz Dantas construiu uma trajetória política marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do Sertão alagoano, especialmente da Bacia Leiteira.
Ele foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1991-2007). Em 2010, foi eleito deputado estadual e, quatro anos depois, reeleito para a Assembleia Legislativa de Alagoas.
Além da expressiva carreira legislativa, Luiz Dantas teve passagens pelo Executivo estadual.