O ministro dos Transportes, Renan Filho, desembarca em Marraquexe, no Marrocos, na próxima segunda-feira (17), para participar da 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele estará ao lado de outros 85 ministros de Estado.
Durante os quatro dias do encontro, líderes de trânsito de 193 países irão debater estratégias para atingir a meta estabelecida pela OMS, de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030.
Anualmente mais de 1,19 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito, em todo o mundo. No Brasil, as ocorrências se concentram, principalmente, nas rodovias municipais: foram quase 425 mil casos em 2024. Já nas estradas federais o número foi de 38.121 sinistros.
O ministro dos Transportes irá apresentar, ao lado da comitiva composta pelo secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, e o corpo técnico da Senatran, as experiências e desafios enfrentados na busca por um trânsito mais seguro no Brasil.
Na terça-feira (18) Renan Filho irá representar o Brasil na cerimônia de abertura da conferência e, ao longo da programação, terá inúmeras participações nos debates e painéis.