Quarta, 19 de Março de 2025
25°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Saúde Polêmicas

O consumo de ovos e suas polêmicas

Alimentação com ovos depende da necessidades nutricionais individuais

13/02/2025 às 09h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O consumo de ovos sempre foi polêmico no meio da nutrição. O fato é que ele é um alimento rico em proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais como colina e luteína. Mas eles já foram vistos como vilões da alimentação saudável durante anos devido ao alto teor de colesterol. 

Mas será que essa fama ainda faz sentido?

Com o passar dos anos, o número de pessoas com colesterol alto vem aumentando consideravelmente. Além das mudanças nos critérios diagnósticos, o aumento do uso de medicamentos para baixar colesterol vem crescendo também. 

Durante muito tempo, as diretrizes alimentares limitaram a ingestão de colesterol dietético a 300 miligramas por dia, o que reduziu bastante o consumo de ovos. No entanto, estudos recentes mostram que o colesterol dietético, aquele obtido através da alimentação, tem pouco impacto no colesterol sanguíneo para a maioria das pessoas. 

Em 2015, os Estados Unidos retiraram essa restrição das suas diretrizes, por exemplo, mas o medo do colesterol ainda persiste. 

A verdade é que evitar ou limitar o consumo do ovo depende das suas necessidades nutricionais individuais e essa informação de terrorismo nutricional relacionando ovo e colesterol alto precisa ser combatida.

Se você precisa de ajuda, sofre com colesterol alto, procure um nutricionista para te ajudar de forma individualizada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários