A saga envolvendo o contrato de concessão da Globo com a TV Gazeta, pertencente ao ex-presidente da República Fernando Collor, ganha mais um capítulo. Desta vez, o grupo Globo entrou com um recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo a anulação de uma decisão do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) que determinou a renovação do contrato com a afiliada em Alagoas por mais cinco anos.
A informação é do colunista do UOL, Carlos Madeiro, divulgada nesta quarta-feira (12). Segundo a coluna, o pedido ocorre em segredo de Justiça e foi feito no dia 14 de janeiro diretamente ao presidente do STJ, Herman Benjamin.
A Globo argumentou que a decisão da justiça alagoana “lesiona a ordem pública” ao manter a parceria com a emissora controlada por Collor, ao afirmar que a TV Gazeta prejudica a qualidade e a independência de sua programação, colocando em em risco a imparcialidade e a diversidade de conteúdo oferecido à população alagoana.
No recurso, a Globo também citou a condenação de Fernando Collor pelo STF por crimes envolvendo recursos públicos. Bem como afirmou que o TJAL desrespeitou leis ao manter o contrato com a TV Gazeta, ignorando as questões de corrupção associadas ao grupo.
A Globo alegou, ainda, que já firmou um novo contrato com a TV Asa Branca, de Caruaru (PE), para retransmitir sua programação em Alagoas.