Quarta, 19 de Março de 2025
25°

Parcialmente nublado

Maceió, AL

Geral CBN Maceió

“A matemática é o alfabeto que Deus escreveu o universo”, afirma pesquisadora vencedora de prêmio

Com frase de Galileu Galilei, a professora Juliana Theodoro fala sobre mulheres e meninas na ciência à rádio

10/02/2025 às 11h38
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: CBN Maceió
Foto: CBN Maceió

Na manhã desta segunda-feira (10), o programa CBN Maceió, apresentado por Elias Ferreira, recebeu a professora e vice-diretora do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Juliana Theodoro, para falar sobre as dificuldades e oportunidades das mulheres e meninas na ciência.

A professora comentou sobre o incentivo e a importância da participação de mulheres na pesquisa e na ciência. 

“O ambiente acadêmico em todas as áreas não é um ambiente de incentivo às mulheres estarem lá, mas quando a gente fala das ciências exatas [...] nós já somos a maioria dentro da universidade”, disse Juliana.

No dia 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data que foi definida no dia 22 de dezembro de 2015, na Assembleia  Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), procura conscientizar a sociedade sobre a igualdade de gênero na ciência. 

Theodoro também falou sobre a importância de ter mulheres no mercado de trabalho, enfatizando pesquisas que apontam que os países que estão avançando para ser de primeiro mundo tem o índice de misoginia menor. “A mulher dentro do mercado de trabalho do país, ela é sinônimo de desenvolvimento econômico”, afirmou.

ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Confira esta e outras entrevistas completas no canal do YouTube da CBN Maceió. Clique no link na bio e tenha a nossa programação sempre à mão, seguindo a CBN Maceió nas redes sociais.

O programa CBN Maceió vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, na 104,5 FM. Sintonize e fique por dentro dos principais destaques do dia na rádio que toca notícia!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários