O CBN Maceió, com Elias Ferreira, recebeu nesta quinta-feira (16) Thiago Barbosa no estúdio para falar sobre como os tokens se tornarão uma realidade presente no dia a dia, de maneira semelhante ao que ocorreu com a popularização da internet.
Em inglês, "token" significa ficha ou símbolo. Na tecnologia, refere-se a dispositivos ou sistemas geradores de senhas usados, por exemplo, por bancos. Já no universo das criptomoedas, representa digitalmente um ativo – como dinheiro, propriedade ou investimentos – em uma blockchain.
Durante a conversa, Thiago explicou que o Bitcoin foi criado como uma forma de investimento alternativa e independente, utilizando o conceito peer-to-peer (P2P), que significa "ponto a ponto", um modelo de rede que permite a comunicação direta entre dispositivos sem a necessidade de um servidor central.
“Não houve nenhum ativo na história com a valorização percentual do Bitcoin. Ele existe desde 2008 e, de lá para cá, nenhum ativo se comparou – nem o ouro, nem a prata”, afirmou.
Mas o que é blockchain?
Basicamente, blockchain é a tecnologia de registro distribuído (DLT, na sigla em inglês) que nasceu junto com o Bitcoin (BTC) no final de 2008. Em síntese, é como um grande livro-razão que registra transações entre pessoas (P2P), sem a necessidade de intermediários.
ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
Confira esta e outras entrevistas completas acessando o canal do YouTube da CBN Maceió. Clique no link na bio e tenha a nossa programação sempre à mão seguindo a CBN nas redes sociais.
O programa CBN Maceió vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h da manhã. Sintonize 104,5 FM e fique por dentro dos principais destaques do dia na rádio que toca notícias.