Em entrevista ao Elias Ferreira, da rádio CBN Maceió, na manhã desta quarta-feira (8), o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, fez um panorama sobre os investimentos do presidente Lula nos modais e malhas rodoviárias federais nos dois primeiros anos do mandato.
Segundo Santoro, o ministro dos Transportes Renan Filho e a equipe, herdou uma malha rodoviária deteriorada, mas que, em apenas dois anos de muitos esforços, conseguiu elevar os níveis das estradas brasileiras.
"A gente herdou uma malha rodoviária bastante deteriorada, um fruto de 8 anos de baixíssimo investimentos. Em 2023, nós pegamos a malha federal no seu menor nível desde a série histórica com 52% apenas de estradas com nível bom ou ótimo", afirmou.
"E nós mês de novembro passado a gente bateu 75% de ótimo e bom. Então, a gente recebe com 52 e entrega com 75 no segundo ano do presidente Lula", explicou Santoro.
Ainda segundo o secretário-executivo, o ministro Renan Filho tem uma meta de chegar a 80% de índice bom, que vai ser o melhor da série histórica do país.
George também explicou que a deterioração das estradas brasileiras se deu pela falta de investimentos e de projetos para melhorias de governos anteriores. Ele conta ainda que a estratégia de Renan Filho tem sido expandir as carteiras com projetos e adquirir recursos.
"Era uma situação bastante grave. Mas nesses dois anos o ministro Renan determinou que a gente trouxesse projetos para ter uma carteira com recursos e cobrir toda a malha federal com contratos de manutenção. Hoje a gente tem 98% da malha cobertas por contratos de manutenção", garantiu.
Alagoas
George Santoro também comentou a 27ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias que avalia estado das rodovias brasileiras e foi divulgada em dezembro de 2024. Segundo ele, o levantamento traz dados antigos, levantados em 2023, no início da atual gestão.
"A gente recebeu as rodovias em Alagoas com 76% de qualidade boa a malha federal em 2023 e hoje a gente está com 91% de qualidade ótima e boa. O que é um grande resultado, um dos maiores do país. Mas temos que melhorar muito, como a sinalização, ponto que traz na pesquisa. A gente acabou de licitar as sinalizações nas rodovias federais no estado e é um ponto que será resolvido ao longo desse ano", esclareceu o secretário.
Gestão de diálogo
George Santoro também da falou sobre o início da obra histórica da duplicação da BR-101, em Joaquim Gomes, interior de Alagoas, que só foi possível após muito dialogo e um acordo com os povos originários da comunidade. Uma discussão que durou quase 20 anos.
"Esse acordo foi histórico. O primeiro acordo do Ministério com povos originários após quase 20 anos de discussão. Participei de várias reuniões com o Ministério Público Federal, com a FUNAI e, em pouco tempo, a gente conseguiu resolver", afirmou.
"Entre o acordo e a obra começar, a gente precisava fazer o projeto, licitar e cumprir o acordo. Então, no final do ano passado a gente deu inicio as primeiras entregas dos compromissos assumidos no acordo. E isso é uma coisa nova, fazer acordo e cumpri-los, é uma mudança que o ministro Renan tem implementado e dando credibilidade para gente", prosseguiu.