A Alagoas Previdência, unidade gestora que tem por competência gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL), anunciou que o processo da Prova de Vida Digital dos aposentados civis, será feita anualmente a partir de janeiro de 2025.
A Prova de Vida Digital teve início no dia 1º de julho de 2024, e estava sendo feita apenas para os pensionistas civis da autarquia, cerca de 6 mil, no mês do aniversário. O procedimento é a comprovação anual obrigatória, para certificar de que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário.
A autarquia lembra ainda que a prova de vida para os pensionistas continua sempre no mês do aniversário, portanto os pensionistas nascidos em janeiro estão sendo convocados para realizar também o procedimento.
O procedimento é realizado pela plataforma do governo federal (gov.br), por meio do reconhecimento facial. A Portaria MTP/SPREV, de 24 de novembro de 2022, autoriza a disponibilização da ferramenta de apoio à gestão da comprovação de vida dos beneficiários dos RPPS, constante do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev).
Como fazer a Prova de Vida Digital
A Prova de Vida Digital é realizada no aplicativo gov.br por meio do reconhecimento facial. Ao realizar o reconhecimento facial, o aplicativo comprova que você está vivo e envia essa informação para o órgão que paga seus benefícios. Para isso, siga as orientações abaixo:
Se o beneficiário tiver dúvidas ou dificuldades, a autarquia está disponibilizando guichês de atendimento específicos na sede, situada na Avenida da Paz, 1864, Empresarial Terra Brasilis, térreo, Centro, Maceió-AL. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (82) 3315-1308 ou pelo e-mail: [email protected].
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