Um funcionário de uma construtora terceirizada que prestava serviços para a Águas do Sertão foi identificado e detido pela Polícia Militar após a descoberta de um esquema sofisticado de furto e comercialização ilegal de água no Sertão de Alagoas.
A investigação, iniciada há 15 dias após denúncia anônima, revelou uma operação clandestina que desviava água na cidade de Dois Riachos para revenda ilegal por meio de caminhão-pipa, com um volume suficiente para abastecer mais de 500 famílias diariamente.
Em um terreno aparentemente abandonado, uma cisterna foi construída e utilizada como reservatório para a água furtada por meio de uma ligação clandestina na rede da concessionária. Os criminosos enchiam caminhões com grandes tanques improvisados, apropriando-se do volume de água disponível para a região, lucrando assim com a venda da água roubada. A ação deixava centenas de residências do município desabastecidas.
A operação foi deflagrada pela equipe de Controle de Perdas do Programa Mais Água, viabilizada pelo Governo de Alagoas.
De acordo com o secretário de Governo de Alagoas, Vitor Pereira, o resultado da operação é um exemplo de como a parceria do poder público com a iniciativa privada traz benefícios para a população. “Com agilidade, a empresa realizou uma investigação interna para apurar a situação que parecia ser uma falha técnica, e acabou acionando as autoridades, já munidas de provas substanciais do esquema criminoso. Continuaremos trabalhando juntos em prol do abastecimento de água de qualidade e saneamento básico, especial dos alagoanos que mais precisam”, destacou Vitor.
O Ministério Público de Alagoas também foi acionado para auxiliar nas investigações e garantir o devido processo legal.
Segundo a concessionária, as investigações apontam ainda para a existência de outros pontos similares na região, indicando uma operação de ainda maior escala.
Operação de combate a perdas
Iniciada em maio de 2024, a operação da Águas do Sertão conta com parceria do Governo de Alagoas, que investiu inicialmente R$ 71 milhões, sendo R$ 15 milhões destinados especificamente à Bacia Leiteira. A ação faz parte do programa Mais Água Alagoas, que visa combater o desperdício de água e aprimorar a eficiência do abastecimento em Alagoas, em busca da universalização do serviço.
O contrato de concessão do Governo de Alagoas para a Águas do Sertão estabelece que, até 2027, todos os municípios atendidos pela empresa devam ser 100% abastecidos de água potável, tanto nas áreas urbanas quanto em zonas rurais e povoados.