O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon-AL) divulga, nesta terça-feira (24), uma pesquisa de preços voltada para o dia das crianças, comemorado no dia 12 de outubro. O levantamento foi realizado nos dias 19, 20 e 21 com os preços dos itens mais procurados nesta época e o objetivo é orientar os responsáveis na hora da compra dos itens infantis, além das dicas de uma compra segura.
A pesquisa está disponível em http://procon.al.gov.br/pesquisa.
A pesquisa foi realizada em diversas lojas do Centro e nos principais shoppings da capital, comparando os preços dos produtos como bonecas, carros de controle remoto, bicicletas, patinetes, entre outros brinquedos. Foram identificadas variações de preços para o mesmo item, destacando a importância de pesquisar antes de realizar a compra.
O órgão orienta aos consumidores que façam pesquisas prévias pois evitam custos desnecessários, bem como exijir a nota fiscal para caso o produto apresente algum defeito e consiga reivindicar seus direitos. Além disso, a forma de pagamento antes de efetuar a compra também deve ser considerada, pois em alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de pagamento, caso opte pelo pagamento parcelado fique atento aos juros do cartão.
Outro aspecto que os consumidores devem ficar bem atentos, é a faixa etária indicada dos brinquedos para evitar acidentes, as informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Trocas de produtos
O Procon Alagoas também alerta para o direito à troca, principalmente no caso de produtos com defeitos, principalmente em compras feitas pela internet.
Compra física: Nas compras realizadas presencialmente, os estabelecimentos só são obrigados a realizar a troca do produto se o item apresentar algum defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua política de troca.
Compra online: O consumidor pode desistir em até 7 dias a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto. Não é obrigatório justificar o motivo do arrependimento. Compras online, por telefone e em domicílio se encaixam nessa regra.