A rede estadual de Educação teve 48 estudantes – distribuídos em 16 equipes - premiados na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) Doze são de ouro, seis de prata e 30 são de bronze. Duas equipes medalhistas de ouro – do Colégio Tiradentes Unidade Agreste, de Arapiraca e da Escola Estadual Edmilson Pontes, de Maceió – também se classificaram para representar Alagoas na etapa nacional da OBG, que acontece na segunda quinzena de novembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Premiados
Também receberam medalha de ouro uma segunda equipe do Colégio Tiradentes Agreste e uma da Escola Estadual Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia.
A prata veio para duas equipes do Tiradentes Agreste, enquanto o bronze foi conquistado por três equipes da Escola Estadual Djanira Santos Silva, de Palmeira dos Índios; duas do Colégio Tiradentes Agreste; duas da Escola Estadual Francisco Domingues; uma da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Craíbas; uma da Escola Estadual Irene Garrido e uma da Escola Estadual Eunice Lemos Campos, ambas de Maceió.
Ao todo, 477 estudantes, divididos em 159 equipes de escolas públicas e particulares do estado, conquistaram medalhas na olimpíada em Alagoas. Destas equipes, 32 foram ouro, 48 foram prata e 79 tiveram bronze.
Alagoas, por sinal, teve um desempenho superior ao da edição 2023 da OBG, quando 119 equipes – 23 de ouro, 35 de prata e 61 de bronze - foram premiadas. O mesmo vale para a rede estadual de ensino, que, este ano, teve quatro equipes medalhistas de ouro, duas a mais que em 2023.
A OBG
Realizada desde 2015, a Olimpíada Brasileira de Geografia visa fomentar o interesse pelo estudo da disciplina entre os estudantes, difundindo boas práticas de ensino e estimulando os jovens a desenvolverem habilidade de trabalho em grupo.
Em todo o Brasil, 159 equipes foram premiadas, sendo 32 com ouro, 48 com a prata e 79 com o bronze.
Em Alagoas, além do Colégio Tiradentes Agreste e da Escola Estadual Edmilson Pontes, o Colégio Contato de Maceió obteve classificação para representar o estado na fase nacional.