O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, informou nesta sexta-feira (13), durante o encerramento das reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, em Maceió (AL), que o Governo do Estado investirá mais de R$ 1 bilhão na área de Ciência, Tecnologia e Inovação até a conclusão do mandato do governador Paulo Dantas.
Silvio Bulhões, que preside o Conselho Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia e representou o governador na reunião ministerial do G20, ressaltou a importância da reunião do Grupo de Economia Digital em Maceió, pois o Estado de Alagoas se destaca por ser um dos que mais investe em CTI e Transformação Digital.
“Aqui em Alagoas temos um solo muito fértil para essa discussão, pois Ciência, Tecnologia e Inovação são temas centrais do governo Paulo Dantas”, afirmou Bulhões. “Estamos nesse ciclo de governo fazendo os investimentos recordes na política de Ciência, Tecnologia e Inovação e também na transformação digital”, acentuou.
Silvio Bulhões disse ainda que Alagoas deu um salto muito grande na prestação de serviços digitais à população e se posiciona muito bem perante o país, tendo tido a missão inclusive de presidir o conselho de secretários de Tecnologia e Inovação.
“Temos participado ativamente, inclusive, das discussões para formulação do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que converge totalmente com a política que está sendo discutida durante esse encontro do G20. Sabemos que não é uma missão fácil, discutir e regulamentar uma política que é dinâmica, fluida e que muda praticamente quase todo dia. Inteligência artificial, biotecnologia, aprendizado de máquina talvez tenham um impacto muito semelhante ao que teve a revolução industrial”, ressaltou o secretário, lembrando que Alagoas foi o primeiro Estado a instituir regras para o uso de inteligência artificial no serviço público.
As reuniões do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, em Maceió (AL), foram encerradas nesta sexta-feira (13), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, com a reunião ministerial coordenada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a participação das ministras da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, e João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação.