Os candidatos à Prefeitura de Maceió Lobão (Solidariedade) e Rafael Brito (MDB), que participaram do debate da CBN Maceió, realizado nesta segunda-feira (2), avaliaram positivamente o evento. Ao final do debate, eles concederam entrevista coletiva à imprensa.
Em suas falas, os candidatos também criticaram a não participação do atual prefeito e candidato à reeleição João Henrique Caldas (PL), que faltou ao evento.
Rafael Brito defendeu que vai continuar cobrando a presença de JHC nos debates.
“Ele precisa descer do palanque, acabar com show e dessa conversa mole de tentar enganar as pessoas e vir aqui se explicar. Por que 240 mil pessoas estão passando fome, por que nesse momento tem 4 mil mulheres esperando cirurgia de mioma, 6 mil homens esperando cirurgia de vesícula e hérnia", disparou o candidato do MDB.
Questionado sobre propostas para a Educação pública na capital, Brito falou que planeja construir, pelo menos, 15 Creches Cria em parceria com o Governo de Alagoas.
O candidato Lobão classificou como “debate positivo e respeitoso” e, assim como Rafael, lamentou a não vinda do prefeito ao evento.
“Lamentavelmente o único desrespeito que ocorreu aqui foi a não vinda do prefeito de Maceió [JHC]. A gente necessita que Maceió não passe mais quatro anos sendo governado por um prefeito que foge do seu compromisso, desrespeita a imprensa e principalmente o maceioense e seu eleitor”, afirmou.
Questionado pela imprensa sobre quais as propostas para a área antiga da cidade, Lobão disse que planeja revitalizar o Centro da capital e ampliar o Mercado da Produção.
O Debate CBN Eleições 2024 foi realizado pela rádio CBN Maceió, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na manhã desta segunda-feira (2), no hotel Ritz Lagoa da Anta, na Cruz das Almas.
O evento foi mediado pelo jornalista Mauro Wedekin e teve transmissão simultânea ao vivo pela rádio CBN Maceió (104,5 FM), no canal oficial da rádio no Youtube, no site CBN Maceió e live no perfil do Instagram da rádio. O debate também foi transmitido ao vivo em TV aberta no canal 3, na TV Educativa Alagoas, e no canal 35.2 da TV Cidadã.
Ao todo foram cinco blocos, com um intervalo. Os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres, bem como responderam à perguntas de professores da UFAL e de jornalistas.