Quinta, 19 de Setembro de 2024
27°

Tempo nublado

Maceió, AL

Esportes Campeões

Paulo Dantas recebe atletas alagoanos que foram destaque em mundiais e olimpíadas

Governo já investiu mais de R$ 15 milhões no esporte alagoano em diversas modalidades

30/08/2024 às 10h25
Por: Redação Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe:
Foto: Agência Alagoas
Foto: Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas recebeu quatro atletas alagoanos que foram medalhistas em competições mundiais. Acompanhados da secretária de Estado de Esporte e Lazer, Lydia Pollyana, as ginastas Eduarda Araki e Bárbara Galvão, o karateca Wendy Barbosa e o taekwondista Kevin Nikolas agradeceram pelo apoio do Estado através de programas de inventivo ao esportivo. O Governo de Alagoas já investiu mais de R$ 15 milhões em modalidades esportivas, por meio da secretaria. O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares, na tarde desta quinta-feira (29).

Paulo disse que as conquistas mundiais obtidas por meio do esporte trazem reflexos positivos para Alagoas em diversas áreas. “Através do talento esportivo de vocês, o mundo passa a conhecer bem mais Alagoas, a exemplo de nossa história e potenciais. E essa conquista de vocês mostra ainda que os investimentos que nossa gestão tem realizado estão surtindo efeitos positivos, a exemplo dos que são registrados na educação, saúde, segurança, saneamento, abastecimento de água e em outras áreas”, disse o governador.

A capitã da seleção brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto, Eduarda Araki, 21 anos, mais conhecida como Duda, que representou Alagoas nas Olimpíadas de Tokio (2021) e Paris (2024), comentou sobre as conquistas iniciais da carreira obtidas através de investimentos oriundos do Bolsa Atleta. “O Bolsa Atleta estadual me ajudou a ingressar na seleção brasileira juvenil e hoje já sou contemplada com o Bolsa Atleta federal. Nesse último ciclo, conseguimos várias medalhas em Copa do Mundo. Chegamos a figurar em quarto lugar em mundiais. E agora esperamos trazer uma medalha olímpica em Los Angeles”, disse.

A também representante de Alagoas na seleção brasileira de Ginástica Rítmica, nas olimpíadas de Tokyo (2020) e Paris (2024), Bárbara Galvão, 21, fez questão de ressaltar que os resultados são reflexos dos investimentos feitos pelo governo estadual nas modalidades esportivas. “Desde 2009 faço parte da seleção. Duda e eu fomos as primeiras representantes de Alagoas na seleção de Ginástica Rítmica. Então, é muito legal poder carregar o nome de Alagoas e o Brasil no mundo. Saímos do 18º lugar no mundo e hoje somos a quarta melhor seleção do planeta”, disse.

A campeã mundial de Karatê no México, Wendy Barbosa, 39, destacou a importância de conquistar títulos como representante do estado, bem como o Nordeste. “Isso é gratificante, porque a gente chega a alguns locais e ainda percebe um tipo de depreciação com a gente que é do Nordeste. Mas nós somos exemplares”, disse Wendy, que fez questão de ressaltar que iniciou sua carreira com karateca há um ano e meio. “Nesse pouco tempo, conquistei competições estaduais e também nacionais. Foi uma carreira meteórica, que obtive com o apoio de meu mestre Francisco Araújo, referência do karatê”, disse.

O arapiraquense Kevin Nicolas, 22, medalhista de ouro e bronze no Mundial de Taekwondo, na Coreia do Sul, ressaltou que a conquista só foi possível através da portaria Caminho do Esporte, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Selaj). “Eu conheci a portaria Caminho no Esporte através do professor Bruno Barros. Se não fosse essa iniciativa da Selaj, não teria ido competir no outro lado do mundo. Sem esse apoio era impossível ir para Coreia do Sul. Se eu tivesse conhecido antes esse edital do Governo do Estado, eu já teria colocado Alagoas muito antes no pódio mundial”, disse.

Lydia Pollyana disse que o Governo do Estado, por meio da Selaj, tem como prioridade, fortalecer as entidades esportivas e os atletas alagoanos. “Oferecendo condições, os resultados chegam e hoje estamos aqui com quatro jovens e atletas extraordinários, que comprovam isso”, disse. A secretária sinalizou a possibilidade de expansão de oferta do Bolsa Atletas. “A meta é expandir o número de Bolsa Atleta, saindo de 20 para 140 beneficiados”, destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários