O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Pedro Nobre Junior, está sendo denunciado pelo Ministério Público Estadual por cometer crime de falsidade ideológica. A informação é do jornalista e blogueiro Ricardo Mota, do CadaMinuto.
Segundo o blog, o crime teria sido praticado durante um questionamento oficial feito pela Defensoria Pública Estadual, em 14 de novembro de 2023.
Ó órgão estadual questionou ao coordenador se o bairro Bom Parto já havia sido incluído em algum novo estudo ou até mesmo se havia um novo mapa de risco referente aos danos da mineração da Braskem.
Na resposta, Abelardo negou quaisquer atualizações referentes ao bairro. Porém, posteriormente foi constatado que a informação dada pelo coordenador era falsa, tendo em vista que já havia um estudo concluído há mais de um mês, bem como o novo mapa de risco.
Portanto, ainda segundo o blogueiro, a promotora Amélia Adriana de Carvalho Campelo afirmou que houve crime de falsidade ideológica por parte de Abelardo Nobre
Após representação do defensor público Ricardo Melro, MP-AL entendeu que houve crime e encaminhou a denúncia à Justiça de Alagoas.