Terça, 17 de Junho de 2025
23°

Neblina

Maceió, AL

Brasil Brasil

O Ministério dos Transportes chegou à primeira posição do ranking de transparência ativa da CGU

Sob a gestão de Renan Filho, pasta dos Transportes passa a cumprir todos os critérios de transparência ativa avaliados pela Controladoria-Geral da União

16/07/2024 às 10h29 Atualizada em 16/07/2024 às 11h07
Por: Redação
Compartilhe:
Marcio Ferreira/MT/Divulgação
Marcio Ferreira/MT/Divulgação

O Ministério dos Transportes chegou à primeira posição do ranking de transparência ativa da Controladoria-Geral da União (CGU). Tanto o ministério quanto ANTT, DNIT e Infra S/A atenderam todos os 49 critérios avaliados pela CGU em seu Painel da Lei de Acesso à Informação. Em junho de 2023, o DNIT só cumpria dez e a Infra S/A, 29 desses itens.

A Lei de Acesso à Informação exige que os órgãos públicos disponibilizem informações de interesse coletivo de forma contínua e proativa. Sob a gestão de Renan Filho, o Ministério dos Transportes aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade, publicou a primeira edição de sua Política de Transparência Ativa e abriu os dados disponíveis no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

Também firmou cooperação técnica com a CGU para desenvolver medidas de transparência e combate à corrupção nos contratos da pasta com empresas privadas. Em 20 e 21 de agosto, o ministério vai realizar o Workshop Integridade em Foco, para aprofundar boas práticas no setor de infraestrutura de transportes, unindo empresas públicas e privadas do segmento.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários