Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Maceió, AL

Geral Brasil

Taxa de cancelamento da inscrição estará disponível para desistentes do ''Enem dos Concursos''; Saiba detalhes

O pedido deve ser realizado entre sexta-feira (5) e domingo (7)

04/07/2024 às 17h05 Atualizada em 04/07/2024 às 17h27
Por: Redação
Compartilhe:
Caroline Oliveira
Caroline Oliveira

Aos candidatos que desistiram de participar do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), a solicitação da devolução da taxa de inscrição poderá ser realizada a partir desta sexta-feira (5), de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O pedido de reembolso deverá ser feito online, diretamente na plataforma do concurso, e cancelará a participação nas provas em 18 de agosto.

O adiamento das provas, previstas para acontecerem em 05 de maio, foi uma das justificativas para a disponibilização do reembolso da taxa em questão, apesar do edital original do Concurso Unificado já prever o reembolso da taxa de inscrição, a mesma só estaria disponível para situações específicas, casos de falta de energia e desastres naturais. Considerando os acontecimentos em virtude das chuvas no Rio Grande do Sul, a possibilidade foi acionada.

“A partir de amanhã [sexta-feira] até domingo, o pedido de devolução da taxa de cancelamento da inscrição estará disponível e pode ser feito no próprio sistema de inscrição. Qualquer candidato, em todo o Brasil, que pagou a taxa de inscrição, que não puder fazer a prova na data 18 de agosto, que é a nova data, poderá pedir sua inscrição de volta”, disse a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O concurso unificado tem mais de 2,1 milhões de inscritos entre pagantes da taxa e isentos. Os candidatos a cargos de nível médio pagaram R$ 60 e para cargos de nível superior, R$ 90.

Um novo cronograma foi divulgado, com destaque para as datas de divulgação final dos resultados e de início da convocação para posse dos aprovados e para ingressar nos cursos de formação, para cargos específicos.

Confira as novas datas:

- 5 a 7 de julho – prazo para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;

- 5 a 7 de julho – abertura de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas;

- 7 de agosto - disponibilização dos cartões de confirmação de inscrição, com local de prova;

- 18 de agosto – aplicação das provas em 26 estados mais o Distrito Federal;

- 18 de agosto, após às 20h – divulgação dos cadernos de provas em PDFs;

- 20 de agosto​ – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;

-  20 e 21 de agosto – prazo para entrar com eventuais recursos quanto às questões formuladas paras provas e/ou aos gabaritos divulgados;

- 10 de setembro – disponibilização da imagem do cartão-resposta;

- 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;

- 21 de novembro – divulgação final dos resultados;

- janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação, quando o cargo prever.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários