Quando se trata de qualidade de vida da população, Maceió é a 25ª colocada dentre as 27 capitais do Brasil, conforme um estudo baseado no Índice de Progresso Social (IPS), que mede o bem-estar da população em geral. A pesquisa foi divulgada pelo jornal O Globo.
Segundo o estudo, a melhor capital é Brasília (DF), enquanto a pior é Porto Velho (RO). Maceió ficou atrás de outras cidades do Nordeste como Aracaju (SE), Teresina (PI), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Recife (PE).
O levantamento analisou 300 indicadores, de órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.
De acordo com o coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, a intenção da pesquisa não é de ranquear os maiores PIBs, e sim medir os melhores resultados de índices importantes como a expectativa de vida, menores taxas de homicídio, acesso a educação superior, poluição, entre outros.
“Para o IPS não interessa quanto o município investe. Queremos saber o resultado, saber se no final do dia as pessoas estão vivendo melhor. Nem sempre a cidade com maior renda tem melhor qualidade de vida”, explica o coordenador.
Mín. 24° Máx. 25°