Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Maceió, AL

Educação Alagoas

Professores da UFAL decidem e greve é encerrada

Retorno das aulas ainda será discutido

03/07/2024 às 08h34 Atualizada em 03/07/2024 às 08h40
Por: Julita Bittencourt Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Ascom Adufal
Foto: Ascom Adufal

Os professores e professoras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovaram o encerramento da greve docente a partir desta quarta-feira, 3 de julho. Ainda nesta semana, reuniões serão realizadas para debater o retorno das aulas e criação de um calendário acadêmico humanizado. No total, a greve docente na Ufal, que iniciou em 29 de abril deste ano, durou 65 dias.

A deliberação de saída unificada da greve foi oficializada durante assembleia geral realizada pela Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), no Campus A. C. Simões, em Maceió, na manhã de terça-feira (2), e após as assembleias nos campi do interior.

Em votação, por ampla maioria, a base docente decidiu pela saída unificada da greve a partir desta quarta-feira, 3 de julho, assim como foi encaminhado pelo CNG do Andes-SN. No total, dos 192 docentes presentes na assembleia de Maceió, 186 votaram a favor do encerramento da greve, 3 foram contrários e 3 se abstiveram.

“É importante deixar claro que o encerramento da greve amanhã, 3 de julho, não significa o retorno imediato às aulas amanhã, porque nós precisamos debater o calendário acadêmico humanizado e aprová-lo no Conselho Universitário”, ressaltou o presidente da Adufal, Jailton Lira.

Próximos passos

Ainda nesta semana, reuniões serão realizadas para debater o retorno das aulas e a criação de um calendário acadêmico humanizado. A primeira ocorre já nesta quarta-feira (3), com a Reitoria da Ufal. Para a próxima sexta-feira (5) também já está agendada uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni).

Os/as docentes também aprovaram o conjunto de propostas construídas pelo CLG da Adufal, divulgadas no site da entidade e apresentadas na assembleia, bem como a incorporação dos seguintes encaminhamentos sugeridos na ocasião: criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e de uma comissão para discussão do calendário humanizado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários