Quinta, 19 de Setembro de 2024
27°

Tempo nublado

Maceió, AL

Internacional Política

General do Exército anuncia golpe de Estado na Bolívia

País sofre uma tentativa de golpe na tarde desta quarta (26)

26/06/2024 às 18h09 Atualizada em 26/06/2024 às 18h11
Por: Julita Bittencourt Fonte: Metrópoles
Compartilhe:
Foto: AP Photo/Juan Karita
Foto: AP Photo/Juan Karita

O general Juan José Zúñiga anunciou, nesta quarta-feira (26), um golpe de Estado na Bolívia. A decisão aconteceu após militares cercarem o Palacio Quemado, sede do governo boliviano. O comandante do Exército se deslocou para o local em um tanque de guerra.

Quando chegou ao local, o militar exigiu uma “mudança de gabinete” e tentou entrar no local em um veículo blindado.

“O país não pode mais seguir assim”, disse Zúñiga a repórteres na Praça Murillo, próximo ao palácio presidencial em La Paz.

Pouco antes da movimentação, o presidente da Bolívia, Luis Arce, denunciou uma “movimentação irregular” do Exército e pediu que a democracia no país seja respeitada.

“Denunciamos mobilizações irregulares de algumas unidades do Exército Boliviano. A democracia deve ser respeitada”, afirmou Arce em publicação no X, antigo Twitter.

A tentativa de golpe liderada pelo general Juan José Zúñiga acontece um dia após o ex-comandante do Exército ter sido destituído do cargo.

Brasil 

O presidente do Brasil, Lula, disse que o governo brasileiro está em busca de informações sobre tentativa de golpe na Bolívia. 

Ele defendeu a manutenção da democracia no país vizinho.

“Eu quero que a democracia prevaleça na América Latina. Golpe nunca deu certo”, afirmou o presidente em conversa com jornalistas na Praça dos Três Poderes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários