Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Maceió, AL

Brasil Brasil

Mapeamento revela que o Brasil tem 7 cidades ameaçadas de inundação pelo mar; saiba quais

População atingida pelo problema no Brasil soma 2 milhões

21/06/2024 às 10h02 Atualizada em 21/06/2024 às 10h55
Por: Redação Fonte: CBN
Compartilhe:
Freepik/IA
Freepik/IA

Sete cidades do Brasil estão ameaçadas de inundação pelo aumento do nível do mar, em decorrência da emergência climática. Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos contam com áreas ameaçadas pelo mar. Ao todo, 2 milhões de pessoas podem ser afetadas nessas localidades.

Os municípios fazem parte de uma lista de 100 cidades mapeadas em todo o mundo pela organização não governamental Climate Central. A Climate Central utiliza dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). 

Nas últimas 3 décadas o nível do mar já subiu 9 sentimentos e pode chegar a até 80 cm até 2100. 800 milhões de pessoas podem ser atingidas por esta consequência climática ao redor do mundo.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), indica que a elevação do mar no Estado de São Paulo foi de 20 centímetros nos últimos 73 anos.  Até 2050, conforme as emissões estão, a elevação pode chegar a 36 cm. Porém, a elevação do nível do mar não é uniforme.

Adaptação para conviver - Alguns locais em decorrência das transformações já estão tomando medidas de adaptação para conviver com as consequências. O Rio de Janeiro fez parceria com a agência espacial norte-americana Nasa para o monitoramento do nível do mar. No Recife, algumas áreas de risco estão sendo desocupadas, e em Fortaleza deve ser construído um lago subterrâneo para conter o avanço da água.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários