Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Maceió, AL

Geral Agricultura

Adeal inicia coleta de amostras para identificar influenza aviária e doença de Newcastle

Ação segue até o dia 28 de junho em 22 propriedades

18/06/2024 às 15h32
Por: Julita Bittencourt Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe:
Foto: Ascom Adeal
Foto: Ascom Adeal

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) iniciou a coleta de amostras que farão parte do inquérito soroepidemiológico do Plano de Vigilância de Influenza Aviária e doença de Newcastle, referente ao ciclo 23/24.

De acordo com o cronograma técnico, as coletas começaram no dia 17 de junho e deverão ser finalizadas até o dia 28 de junho. O trabalho de campo será realizado em 22 propriedades sorteadas em diversas regiões do estado.

A Adeal informa ainda que as amostras serão coletadas de 11 aves domésticas, por propriedade, com idade a partir de 30 dias de vida, por núcleo, sendo, no máximo, cinco núcleos por propriedade.

Segundo as diretrizes técnicas determinadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no caso de codornas, a idade mínima para coleta será de apenas 15 dias. A Adeal reforça ainda que nas coletas são obtidas amostras de soro e de suabe de traqueia e de cloaca. Todo o material será encaminhado pela análise em laboratório oficial do Mapa.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários