Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Maceió, AL

Política MobSUAS

Governo Federal entrega vans que vão auxiliar na assistência social em 17 cidades de AL

Foram investidos R$ 6,5 milhões nos veículos

18/06/2024 às 14h58
Por: Julita Bittencourt Fonte: Agência Alagoas
Compartilhe:
Foto: Pei Fon
Foto: Pei Fon

Alagoas recebeu, nesta terça-feira (17), 21 veículos do Programa de Mobilidade de Assistência Social (MobSUAS) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que vão beneficiar, diretamente, 17 municípios alagoanos.

O governador Paulo Dantas participou da entrega e destacou que o trabalho integrado entre o Governo de Alagoas, Governo Federal e bancada federal alagoana vai assegurar às gestões municipais avanços sociais e um serviço de qualidade.

“Mais uma vez, temos muita alegria em poder receber o ministro Wellington Dias, ministro nordestino, um homem que conhece as dificuldades da região e tem, desde o primeiro dia que assumiu o ministério, no terceiro governo do presidente Lula, dado as mãos e empenhado ao máximo para ajudar o povo de Alagoas. Acredito que essa união de esforços e um trabalho de maturidade é o grande caminho para promovermos avanços sociais nos municípios, nos estados e em nosso país. Essa integração do governo, com a secretária Kátia Born [Assistência e Desenvolvimento Social], com o ministro Wellington Dias, com a nossa bancada federal, culminam num país mais inclusivo e com planejamento para desenvolver mais ações para os estados e municípios”, avalia o governador.

A solenidade de entrega dos veículos ocorreu na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com a presença dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Renan Filho (Transportes), e do presidente da entidade municipalista, Hugo Wanderley.

A entrega dos veículos representa um investimento do Governo Federal destinado aos municípios alagoanos em R$ 6,5 milhões. Wellington Dias, destacou, ainda que até o fim deste ano serão entregues mais mil veículos e que mais municípios alagoanos serão contemplados nas próximas etapas do programa MobSuas.

"A determinação do presidente Lula é melhorar os serviços da área social e, em Alagoas, a gente conta com essa integração com o nosso governador Paulo Dantas. Ele fez um trabalho para desenvolver o Estado, também com essa sensibilidade social, com essa integração com os municípios. As 21 vans vão servir de um lado para beneficiar pessoas com deficiência, crianças e idosos nos deslocamentos para os serviços da área social e garantir que o  chamado CRAS móvel seja  referência para a equipe poder ir onde o povo está para poder fazer o cadastro, atualizar, garantir benefícios", ressaltou.

Os 17 municípios beneficiados com a entrega dos veículos, nessa etapa, foram Batalha, Branquinha, Campestre, Chã Preta, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Feliz Deserto, Marechal Deodoro, Matriz de Camaragibe, Olho d'água Casado, Piranhas, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Durante a solenidade de entrega dos veículos do MobSuas, na sede da AMA, o ministro dos Transportes, Renan Filho, garantiu mais recursos para Alagoas oriundos do Senado Federal para as áreas de segurança pública e agricultura.

"Hoje são 21 veículos entregues a 17 cidades e a gente tem garantido investimentos em todas as áreas, na saúde, na educação. Gostaria de aproveitar a audiência para anunciar que vou colocar recursos para o Governo de Alagoas comprar novas viaturas para o Corpo de Bombeiros e para a Polícia Militar e para a Polícia Civil, para fortalecer a segurança pública. Vamos colocar também recursos do Senado Federal para a Secretaria de Agricultura, para a gente fazer o programa Fortalece 2, entregando máquinas e equipamentos para potencializar a agricultura do estado que cresce muito e ajuda o estado a avançar", garantiu Renan Filho.

Objetivo do MobSuas

O programa beneficia as unidades que atendem especialmente famílias inscritas no Cadastro Único; beneficiárias do Programa Criança Feliz; gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social; idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e pessoas em situação de rua. Os veículos ficam à disposição de unidades da Rede de Assistência Social, tais como CRAS, CREAS, Centro POP, Centro-Dia e unidades de acolhimento.

As unidades servem para o transporte de usuários e das equipes de referência, com o objetivo específico de oferecer as condições necessárias de mobilidade, acessibilidade e transporte das pessoas atendidas e dar melhores condições de prestação de serviços por parte dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários