Terça, 18 de Junho de 2024
23°

Tempo nublado

Maceió, AL

Saúde Alagoas

Influenza: municípios podem continuar vacinando até acabar estoque do imunizante

Alerta foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde

04/06/2024 às 15h08
Por: Julita Bittencourt Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Carla Cleto
Foto: Carla Cleto

A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2024, iniciada no dia 25 de março, foi concluída oficialmente no dia 31 de maio. Entretanto, seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), os 102 municípios alagoanos darão continuidade à imunização enquanto durarem os estoques do imunizante

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização contra a Influenza, evitando assim internações e óbitos.

Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), das 694.456 pessoas que devem ser vacinadas em Alagoas, 310.352 foram imunizadas até o último dia 31 de maio, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 44,75%.

Isso significa que o Estado não alcançou a meta de vacinação estipulada pelo MS, que corresponde a 90% do público-alvo preconizado. Os números se referem ao público formado por crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas que são considerados grupos prioritários para a imunização. 

“É necessário que a população preconizada pelo Ministério da Saúde se vacine, porque o imunizante é a forma mais eficaz de se proteger contra a doença. Reforçamos a necessidade da vacinação, porque, além de prevenir contra a influenza, evita que o paciente apresente a forma grave, que pode levar a hospitalizações e óbitos”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

Vale salientar que a Campanha de Vacinação contra a Influenza abrange todas as pessoas maiores de seis meses de idade, conforme preconiza o MS. No caso das crianças que serão imunizadas pela primeira vez, são preconizadas duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários