O Festival de Música de Penedo (Femupe), edição 2023, começa nesta terça-feira (16). O evento vai reunir atrações nacionais e internacionais e vários pesquisadores da área, vindos de várias universidades brasileiras, além de Portugal, França e Moçambique.
Serão cinco dias de festa com muito aprendizado e troca de experiências musicais e gratuito. A abertura oficial está marcada para 19h, no Teatro 7 de Setembro, e, logo em seguida, haverá concerto do multi instrumentista Egberto Gismonti.
A cerimônia de abertura terá a presença do reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, do prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, e, claro, de vários convidados especiais. A primeira atração da noite será Sociedade Musical Penedense.
“Vamos fazer uma grande noite para celebrar junto com a sociedade de Penedo e com os alagoanos. Teremos também um concerto de piano com Egberto Gismonti. A programação está imperdível! Venham participar porque fazemos isso para vocês!”, convidou Marcos Moreira, coordenador-geral do Femupe e professor do curso de licenciatura em Música da Ufal.
Antes da abertura oficial, o Festival tem programação a partir das 14h, uma palestra on-line sobre Semiótica e Música, pelo Canal do Cemupe TV no Youtube, com participação do professor Luiz Tatit, da USP. A transmissão será por um telão montado no Teatro 7 de Setembro.
Neste primeiro dia do Femupe haverá abertura da 2ª Feira da Música, que será instalada no Largo da Igreja de São Gonçalo, a partir das 15h. É lá também que vai acontecer o 1º Encontro de Banda de Pífanos do Baixo São Francisco, com a participação das bandas de pífano Santo Antônio, de Penedo-AL, Esquenta Muié, de Marechal Deodoro-AL, da Casa, de Piranhas-AL.
Às 17h tem abertura do Palco Penedo, no Largo Largo da Igreja de São Gonçalo, com o grupo Barlavento, da Bahia. Às 18h, a atração serão as Mulheres Plakiô, das etnias Karapotó Plakiô e Kariri Xocó. A apresentação tem apoio da Funai e também acontece no foyer do Teatro 7 de Setembro.
O Festival
O Festival de Música de Penedo é uma realização da Universidade Federal de Alagoas – por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe), do curso de licenciatura em Música, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e Pró-reitoria de Extensão (Proex) – da Prefeitura de Penedo e do governo de Alagoas.
O evento tem apoio do deputado Paulão e patrocínio do Sebrae e Instituto do Meio Ambiente (IMA). Entre os parceiros estão: Laboratório de Musicologia (Lamus), Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Cesem), da Universidade Nova, de Lisboa, Dgartes ligada ao Ministério da Cultura República Portuguesa. Também conta com as instituições Universidade de Bordeaux e Timbodé Percussivo da França, além das universidades pedagógicas, Smeam e Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, e marcas de Instrumentos Musicais de todo o Brasil.