Sábado, 20 de Julho de 2024
22°

Tempo nublado

Maceió, AL

Entretenimento Cultura

Ciclo de oficinas de artes cênicas é realizado para comunidades das lagoas Mundaú e Manguaba

Projeto 'Cena em Fluxo - Rota das Lagoas', da Companhia do Chapéu, visa levar ações de teatro, dança e circo em três circuitos; inscrições estão abertas

25/08/2023 às 14h00
Por: Julita Bittencourt Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Associação Artística Companhia do Chapéu, grupo alagoano de artes cênicas, está com as inscrições abertas para o segundo circuito de oficinas do projeto Cena em Fluxo - Rota das Lagoas, que começará neste fim de semana (26 e 27). Com o patrocínio do Prêmio Algás Social (2022-2023), o projeto acontece em Pilar, Marechal Deodoro e Maceió, cidades banhadas por importantes lagoas, Mundaú e Manguaba. 

É tudo gratuito e as inscrições podem ser feitas através do link: https://linktr.ee/cenaemfluxo. Ou, o interessado pode visitar o Instagram da companhia @ciadochapeu e clicar no link que está na bio. Devem participar pessoas a partir de 14 anos, estudantes da rede pública de ensino, iniciantes nas artes cênicas e quem já trabalha na área, de cada cidade.

Os circuitos de oficinas visam evidenciar a relevância desses biomas em Alagoas, direcionados às comunidades que rodeiam esses lugares. O projeto está sendo feito em três etapas: 1ª Circuito Sururu; 2ª Circuito Massunim e 3ª Circuito Taioba. 

O primeiro circuito já ocorreu no final de julho. O segundo acontecerá neste fim de semana, em Pilar, das 9h às 15h, com a oficina "Poética da Dramaturgia: como utilizar o corpo-lugar e os processos somáticos para construção de peças", com Jamerson Soares, no Cine Pilarense, no centro histórico de Pilar. 

Nos dias 2 e 3 de setembro, serão realizadas as oficinas "Coco de Roda alagoano é para todos da capital e do interior", com Rosselma Pontes e Nilton Rodrigues, no Ateliê Ambrosina, em Maceió; e "Repertório de Palhaço", com o Palhaço Biribinha, na Escola Estadual José Correia da Silva, na Massagueira, em Marechal Deodoro.

"O projeto Cena em Fluxo - Rota das Lagoas tem um carinho todo especial para gente porque nos permite o encontro com outros artistas que estão na luta diária pelo desenvolvimento das artes cênicas em Alagoas, após um período tão sombrio em virtude da pandemia de Covid-19. Também pela possibilidade de apresentar a arte como alternativa para uma juventude muitas vezes desprovida de perspectivas ou com dificuldade de reconhecer seus próprios talentos. É um projeto que olha para o hoje e também para o amanhã", destacou Thiago.

Cia do Chapéu

A Associação Artística Cia do Chapéu é um grupo de artes cênicas residente em Alagoas que atua desde 2002, tornando-se Pessoa Jurídica em 2008. Ao longo desses mais de 20 anos de atuação, a Cia do Chapéu sempre manteve bom trânsito com as principais fomentadoras de cultura local (Sesc, Secult, Diteal, Ufal, Fmac e Algás), desenvolvendo parcerias exitosas e, por isso, frequentemente renovadas. Boa parte dos projetos mencionados foram contemplados com importantes prêmios nacionais e estaduais (Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz; Algás Social; Prêmio de Incentivo à Produção e Circulação de Projetos em Artes Cênicas em Alagoas), demonstrando habilidade técnica, logística e artística enquanto produtora cultural.

Serviço

Circuito Massunim, do projeto Cena em Fluxo - Rota das Lagoas

Oficina Poética da Dramaturgia: como utilizar o corpo-lugar e os processos somáticos para construção de peças, com Jamerson Soares

Data: 26 e 27/08

Horário: 9h às 15h (os dois dias)

Local: Cine Pilarense, Pilar

 

Oficina Coco de Roda alagoano é para todos da capital e do interior, com Roosélma Pontes e Nilton Rodrigues

Data: 02 e 03/09

Horário: 9h às 15h (os dois dias)

Local: Ateliê Ambrosina, Maceió

 

Oficina Repertório de Palhaço, com o Palhaço Biribinha

Data: 02 e 03/09

Horário: 9h às 15h (os dois dias)

Local: Escola Estadual Prof. José Correia da Silva Titara, Massagueira - Marechal Deodoro

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários