Governo lança Programa Estadual de Barragens Subterrâneas nesta quarta (11)

 

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, (Semarh) vai lançar, nesta quarta-feira (11), o Programa Estadual de Barragens Subterrâneas. A cerimônia será realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió, às 10h, com a participação do governador Renan Filho e do secretário de Estado Fernando Pereira.

 

 

Durante o lançamento, a Semarh, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), também apresentará o mapa de áreas potencias para a construção destas tecnologias no Semiárido e Agreste alagoano.

 

 

Aumentar a oferta de água para o consumo humano em regiões de escassez hídrica e garantir uma alternativa potencial para o uso de irrigação de pequenas áreas que permitam a sustentabilidade dessa população é o principal objetivo da construção das barragens subterrâneas. 

 

 

Previsto para ser iniciado em 2020, o Programa vai executar mais uma tecnologia social de acesso à água, que prevê a construção de 200 barragens que vão beneficiar mais de cinco mil pessoas no Agreste e no Semiárido Alagoano, em 38 municípios que foram distribuídos entre sete microrregiões.

 

 

Para a execução dessas barragens, a Semarh terá como suporte técnico o mapa de áreas potenciais, elaborado a partir de dados do Zoneamento Agroecológico de Alagoas e validações em campo, feito pela Embrapa Solos, em parceria com a própria Semarh, Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeal), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria da Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri), o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) e a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Deixe um comentário