Fase azul: Maceió avança no plano de distanciamento controlado a partir desta segunda (17)

Em anúncio feito em coletiva de imprensa, durante a apresentação da atual situação epidemiológica de Alagoas em relação à pandemia da Covid-19, o governador Renan Filho anunciou, nesta terça (11), que a capital alagoana segue para fase azul do Plano de Distanciamento Social Controlado. Os demais municípios do estado avançam à bandeira amarela, exceto os localizados na 9ª e 10ª Região Sanitária (Médio e Alto Sertão alagoano), que continuam na fase laranja.

“Temos um avanço em boa parte do interior do estado e na capital. O Médio e o Alto Sertão seguem ainda na fase laranja em virtude do espraiamento da doença para essas regiões. Nós achamos mais prudente observar essa parte do estado para evoluir à fase amarela mais adiante”, explicou o governador.

Nesta fase azul está liberado, em Maceió, que bares, restaurantes, templos, igrejas, instituições religiosas em geral aumentem seu público para 75% da capacidade total. Já as academias, clubes e centros de ginástica prosseguem operando com apenas 50% do aforo total na capital. O transporte intermunicipal também permanece com metade da frota permitida. Todos os setores autorizados a funcionar devem obedecer às medidas previstas no Protocolo Sanitário estadual.

Na região do interior, os municípios que avançam à fase amarela poderão abrir bares, restaurantes, shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres com 50% da capacidade; transportes intermunicipais e turísticos também poderão operar com 50% da capacidade; templos e igrejas com ampliação para 60% do público; e fica permitida a abertura de lojas e estabelecimentos de rua acima de 400 m².

Porém, no novo decreto, as cidades integrantes da 9ª e da 10ª Região Sanitária, serão exceção que continuaram na bandeira laranja. São elas: Água Branca, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Mata Grande, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Olho d’Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

*Por Elen Cipriano

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Conteúdo relacionado