É fake informação sobre ação do Exército para evitar circulação nas ruas de Maceió


Tem circulado em diversos grupos de WhatsApp, em Alagoas, vídeos com informações falsas de praças do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado Hermes Ernesto da Fonseca, do Exército Brasileiro, realizando uma suposta ação de fiscalização em ruas dos bairros da Pitanguinha e Jacintinho, parte alta da capital alagoana.

Nos vídeos, os cinegrafistas amadores narram uma suposta atividade de prevenção contra a Covid-19 sendo executada por militares em diversas ruas do bairro. Trata-se, na verdade, de treinamentos comuns realizados com frequência pelo Exército em Maceió.

Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado esclareceu que a atividade no bairro da Pitanguinha faz parte das Diretrizes de Instrução Militar, como parte da formação dos soldados incorporados no início do ano de 2020.

Ainda segundo a nota, as instruções possibilitam manter o nível da capacidade operativa da tropa do 59º BI Mtz, bem como a sua permanente prontidão para a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

O Batalhão ressaltou ainda que todas as instruções seguiram as orientações das autoridades de saúde pública acerca das medidas preventivas para combater a proliferação do novo coronavírus (COVID-19).

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Conteúdo relacionado