Close
MENU
MENU

Nesta manhã o doutor em Psicologia e professor universitário, Liércio Pinheiro, esteve em nosso estúdio para falar sobre os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro das escolas do Brasil. “É um ponto delicado esse resultado da pesquisa, já são 20 anos de avaliação e ainda continuamos os primeiros dos últimos”, disse.

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, sigla em inglês) de 2018 no Brasil apontam que 68% dos estudantes não sabem o básico de matemática, 50,1% apresentam baixo desempenho em leitura e 55,3% baixo desempenho em ciência.

Os casos de bullying, indisciplina e solidão dentro das escolas do país ocorrem em percentuais acima da média internacional, de acordo com a avaliação.

“O bullying é um tipo de violência emocional e física, que precisa ser combatida, fazendo nos questionar como um país que nem o nosso ainda não consegue superar esses dados negativos em nossa educação”, explica.

Para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o ambiente pouco receptivo afeta o desempenho dos estudantes.

O Pisa é uma avaliação mundial com provas de leitura, matemática e ciência. Além disso, os estudantes, professores, diretores de escolas e pais respondem a questionários. São estes questionários que trazem o diagnóstico das escolas. A mais recente edição, de 2018, foi aplicada a 10.691 alunos de 638 escolas do Brasil.

A RÁDIO QUE TOCA NOTÍCIA.
© 2019 CBN MACEIÓ. Todos os Direitos reservados. Desenvolvido Por