Asfalto cede no bairro do Pinheiro e afunda dois veículos

Parte de um asfalto cedeu no início da manhã desta sexta-feira (31), na Rua Arsênio Fortes, no bairro do Pinheiro, engolindo parcialmente dois veículos, um carro particular e um ônibus da empresa Cidade Maceió.

As primeiras informações seriam de que se tratava de uma obra na localidade realizada pela Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal). Mas o afundamento acabou atraindo a atenção dos moradores e demais pessoas que passavam pela rua, pelo fato dela estar localizada no bairro do Pinheiro, que junto com outros três bairros da capital: Mutange, Bebedouro e Bom Parto, que sofre com instabilidade no solo.

A região onde a rua se localiza está interditada desde a última segunda-feira (27), devido a obra da Casal, mas o trânsito é liberado a partir das 17h, e de acordo com moradores, que conversaram com a nossa equipe de reportagem, o coletivo teria chegado ao local ainda durante a madrugada.

Um dos moradores, Sérgio Morais, proprietário de um restaurante que fica em frente a rua, afirma que a obra foi iniciada no começo desta semana e relata que a região sofre com problemas de infraestrutura: “Essas obras começaram antes da pandemia, com as obras em outras ruas da região, e de que toda a revitalização do bairro será finalizada daqui a um ano. Essa rua costuma ter alguns problemas, como o excesso de poeira que levanta do asfalto quando passa algum veículo, mas nunca vimos um cena como esta. Nunca aconteceu isso aqui na rua”, acrescentou.

A Defesa Civil Municipal informou à imprensa de que não há imóveis da Rua Arsênio Fortes que estão presentes no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias, área estabelecida para as residências atingidas pelos afundamentos do solo que ocorrem desde fevereiro de 2018, em decorrência da exploração de sal-gema no bairro.

Já a assessoria da Casal esclareceu que as obras estão sendo realizadas para implantar rede coletora de esgoto na Arsênio Fortes, e que elas devem finalizar em breve.

Confira a nota:

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, por meio da empresa Sanema, com a qual mantém um Contrato de Locação de Ativos para implantação de um sistema de esgotamento sanitário na região do Farol e bairros adjacentes, está com uma obra na Rua Arsênio Fortes, no Farol. Trata-se de implantação de rede coletora de esgoto. A vala na qual a rede foi implantada já foi fechada, faltando apenas receber a camada final de asfalto. A Sanema está com seu corpo técnico no local para averiguar o que causou o afundamento da vala com a passagem de veículos. Uma das possibilidades é a consequência da chuva das últimas 24 horas em Maceió. Tão logo os profissionais cheguem a uma conclusão, serão tomadas as medidas necessárias para correção. O local será novamente isolado para que o trabalho seja feito. A Casal e a Sanema reforçam que o sistema de esgotamento sanitário da região vai beneficiar cerca de 160 mil pessoas com coleta e tratamento de efluente, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida dos moradores, além de melhorias para o meio ambiente.

Por Elen Cipriano

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Conteúdo relacionado